blog

blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AS DUAS MISSÕES DA IGREJA



AS DUAS MISSÕES DA IGREJA Mc 16:15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


1)   EVANGELIZAR E SALVAR


O Cristão tem diante de si duas coisas: A palavra de Deus e o mundo. A ordem de Deus para nós, é ir na direção do mundo semeando a palavra de Deus.

Pregar a palavra de Deus a todo o momento como está escrito em 2 Tm 4:2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.  

No mundo encontramos vidas presas nas angústias e tribulações da vida e devemos estar com nossas portas abertas para recebê-los e falar-lhes as palavras de vida e de Cristo!
Jo 8: 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Jo 8: 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Mt 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.




2)  CONSOLIDAR E FIRMAR


UMA IGREJA CONSOLIDADA


Paulo deixa bem claro que fomos salvos não para gozarmos sozinhos desse maravilhoso benefício, mas que isso nos faça responsáveis pela expansão do Reino de Deus, fazendo boas obras que sejam motivos de louvor e glória ao nosso Pai Celestial.

Quando falamos de uma Igreja consolidada, estamos falando de uma Igreja abençoada e transformada, como lemos em efésios:
Ler Efésios 4:16-30

O ponto culminante do propósito de Deus, “na dispensação da plenitude dos tempos”, é fazer todas as coisa no universo convergirem em Cristo Ef 1.10. É de crucial importância que os cristãos reconheçam esse fato. Paulo ora a favor do entendimento deles.

Após explicar os grandes alvos que Deus estabeleceu para a Igreja, ele começa a demonstrar os passos para que esses alvos fossem alcançados.

1) Deus reconciliou consigo os indivíduos mediante sua graça
Ef2.1-10.
2) Deus rompeu as barreiras que havia entre os homens de diversos povos mediante a morte de Cristo Ff 2.11-22. Mas Deus não fez apenas essa aproximação, fez algo mais belo, uniu esse indivíduos reconciliados num só corpo, a Igreja de Cristo. Esse é um “mistério” que não era plenamente conhecido antes de ser revelado ao apóstolo Paulo Ef 3.1-6. A Igreja de Cristo é o lugar onde a separação entre povos, raças, culturas e etnias deixa de existir. Todos passam a ser membros do corpo de Cristo.

A Igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o Senhor da história estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana Ef 1.10-14; 2.11-22; 3.6,9-11; 4.1.
A Igreja é uma comunidade onde o poder de Deus de reconciliar as pessoas a si próprio é experimentado e compartilhado através de relacionamentos transformados.




 Que o Altíssimo te abençoe grandemente, e que essa mensagem possa ter te edificado grandemente.

Pr. Wilde Ramalho Ferreira

domingo, 25 de outubro de 2015

ELEVANDO A TOLERÂNCIA


ELEVANDO A TOLERÂNCIA Ef 4.2

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

Talvez você já tenha se perguntado: Por que tenho que suportar pessoas tão difíceis na Igreja?
Tenho 2 respostas para você: 1: todas as pessoas na igreja têm suas limitações e imperfeições, ninguém é perfeito. 2:  você é um seguidor de Cristo e ele nos ensinou a suportar uns aos outros no relacionamento interpessoal. Mt 5. 38-48.

38. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40. E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45. Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47. E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48. Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Ef 4.26

A ira estabelecida gera amargura, que depois vira uma raiz maldita.



A MALDIÇÃO DA AMARGURA

A palavra amargura vem do grego pikria, que significa acerbidade, ira, aspereza, descontentamento e irascibilidade. Amargura é resultado de frustração não resolvida causada por ira ou inveja. Amargura não só destrói seu testemunho, mas também contamina outros!

O Ser Humano em sua criação, foi dotado de uma capacidade extraordinária. Através de seu pensamento e sentimento ele gera energia que não só direciona suas ações e sua vida, como também define as possibilidades de acontecimentos futuros. A intensidade do sentimento colocado determina o potencial energético de cada pensamento. Se os pensamentos e sentimentos são positivos, a energia emanada também o será e caso seja negativo a energia será negativa.
O coração alegre aformoseia o rosto, mais pela dor do coração, o espírito se abate. Pv. 15.13

O homem, conforme já comprovado na física quântica, através de seu pensamento e sentimento possui a capacidade de geração e emanação de energia atingindo a si próprio em seu físico e em sua consciência, assim como a tudo e todos que o cercam, ou seja, exercendo influências através da geração de partículas energéticas puras ou impuras. Ao enobrecer seu caráter e com maior civilidade o homem exerce seu poder gerando energia positiva em grande quantidade, que influenciará a si e aos que o cercam.


VIVER EM PAZ GERA SALVAÇÃO


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hb 12.14

. Viver em paz com todos, é sinal que exalamos as virtudes de Jesus que há em nós.


. Viver em paz, abre as portas para anunciar Jesus a todos.
. Viver em paz, deixa todos a nossa volta tranquilos.
. Viver em paz, é coisa de crente.
. Viver em paz, é um sinal que você é filho de Deus.

Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. João 16:33
Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Colossenses 3:15



Que o Altíssimo te abençoe grandemente, e que essa mensagem possa ter te edificado grandemente.

Pr. Wilde Ramalho Ferreira

CHEIO DO ESPÍRITO SANTO


 Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” 1 Pedro 2:1,2
Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” Ef Efésios 5:18



Muitos crentes se enganam sobre esse tema tão importante para vida cristã. Se equivocam e acham que é falar em línguas estranhas e ter dons.

A frase “Mas enchei-vos do Espírito”, no grego faz uma referência contínua, isso nos deixa claro que sermos cheios do Espírito Santo não pode ser uma experiência isolada, mas devemos nos encher do Espírito Santo em todos os dias, todas as horas, todos os minutos a cada segundo.


1)  DEIXANDO.

Queridos esse é um posicionamento que temos que ter continuamente em nossa caminhada cristã, o apóstolo Pedro é bem enfático, "olha abandone tudo do que é mau", chega de ficar enredados nas teias do pecado, no capítulo anterior no vs14-16 ele alerta a não nos moldar as paixões mundanas, porque hoje somos filhos da obediência e devemos como tais ser santos.

Não podemos mais viver como antes, deixando o velho homem agir.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Co 5:17
Na vida do novo homem não pode ter lugar para fofocas, meu eu, intrigas...

2)   DESEJANDO.


Para que sejamos cheios do Espírito Santo precisamos alimentar-nos das coisas de Deus. Tem muita gente que não se desenvolve em sua vida espiritual porque tem pensado e desejado as coisas do mundo mais do que as coisas de Deus.
Querido não há como ser cheio do Espírito se a nossa mente está podre, se a nossa mente já está corrompida por pensamentos e práticas pecaminosas. Precisamos renovar a nossa mente pelo Espírito Santo como diz em Romanos 12.2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


3)  CHEGANDO-VOS.


Para sermos cheios do Espírito precisamos nos aproximar de Deus, chegarmos a Ele. Não há como sermos cheios se não desenvolver um relacionamento de intimidade com Deus, é você priorizar em sua vida momentos com o Senhor, é ter fé e crer que Ele exista.
Chegar a Deus é se apresentar com um verdadeiro coração como diz:

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"  Hb 10.22

E como nos aproximamos de Deus? Guardando sua Palavra Jo 14.21

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."


E se assim procedermos Deus ira se agradar de nós como diz Tg 4.8 "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós." 

Que o Altíssimo te abençoe grandemente, e que essa mensagem possa ter te edificado grandemente.

Pr. Wilde Ramalho Ferreira